GRAVIDEZ: SINÔNIMO DE ALIMENTAÇÃO QUALITATIVA E NÃO QUANTITATIVA
Cada alimento exerce função diferente e importante no organismo, mas todos trabalham com o mesmo objetivo: a manutenção da vida. Portanto, um bom suporte nutricional na gravidez ajudará a mulher a ter uma gestação saudável e segura.
É preciso acabar com a ideia de que a grávida deve “comer por dois”! É recomendado e considerado normal que a mulher engorde de 9 a 12 kg. A sugestão é que esse ganho seja subdividido em 2 kg no primeiro trimestre, três no segundo e quatro no terceiro.
Apesar de ser um momento em que a dieta deve ser abandonada e que todos os alimentos podem ser consumidos, é preciso ter cautela e pensar na ingestão de 2300 calorias/dia nos primeiros meses e aumentá-las para 2500 calorias/dia nos meses seguintes.
Um bom sinônimo de alimentação balanceada é aquela que contem quantidade suficiente e alimentos construtores, energéticos e reguladores. “As gestantes devem respeitar 15% do total de calorias em forma de proteínas, 50% de carboidratos e 35% de vegetais e frutas”.
Do ponto de vista nutricional, são considerados alimentos energéticos aqueles que fornecem carboidratos e/ou gorduras. Os carboidratos são divididos em complexos, como arroz, aveia, centeio, milho, trigo, batatas, inhame, mandiocas, biscoitos, cereais matinais, farinha e seus derivados; e simples: açúcar, mel e melado. As gorduras auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades e preferencialmente de origem vegetal.
Os alimentos reguladores dividem-se em dois grupos: frutas e hortaliças, e estas são divididas em verduras, como agrião, alface, almeirão e couve; e legumes, como berinjela, chuchu, tomate e abobrinha.
E os alimentos construtores são as carnes, ovos e laticínios e seus derivados; as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e as oleaginosas (amendoim, nozes e castanhas).
Para avaliação do peso corpóreo recomenda-se a utilização do índice de massa corpórea (IMC) pré-gestacional. O IMC é calculado utilizando-se o peso em kg dividido pela altura ao quadrado (peso/ altura x altura).