Serviços

CONCEPÇÃO

Para a mulher engravidar é necessário um organismo funcionando adequadamente, isto é, saudável, que ovule e que o caminho a ser percorrido pelo óvulo e pelo espermatozoide esteja completamente desimpedido.

Gravidez pressupõe a ovulação, a fecundação e a nidação, passos estes que serão rapidamente explicados a seguir:

ULTRASSOM HD LIVE

Em todas as áreas da medicina a busca pela melhor imagem sempre foi importante, e na ginecologia e obstetrícia, tendo em vista que lidamos também com uma nova vida, não é diferente. Para tanto a Clínica Médica Dr Luiz Fernando Bellintani investiu no que há de mais modernos no que tange a ultrassonografia, o Voluson E10-BT20, um equipamento desenhado para as aplicações mais avançadas a saúde da mulher, praticamente uma ressonância em tempo real, superando as expectativas sem se importar com o grau de exigência.
Em consultas de pré-natal aproxima ainda mais o casal do bebê, gera encantamento e boas emoções, tão escassas e necessárias nos dias atuais.
Nos casos de maior complexidade, que são nossa rotina, essa ferramenta permite fazer um mapeamento mais preciso das patologias, como a endometriose profunda, e aliado a cirurgia robótica, as intervenções oncológicas e as cirurgias de alta complexidade, tem trazido excelentes resultados com mais e mais casos de sucesso.
A ginecologia é uma especialidade com predominância cirúrgica, por tratar de patologias como a endometriose pélvica/profunda, reconstrução de assoalho pélvico e a detecção precoce do câncer de mamas, o novo equipamento traz maior acurácia com imagens muito mais definidas, permitindo um tratamento mais eficaz.

ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ

GRAVIDEZ: SINÔNIMO DE ALIMENTAÇÃO QUALITATIVA E NÃO QUANTITATIVA

Cada alimento exerce função diferente e importante no organismo, mas todos trabalham com o mesmo objetivo: a manutenção da vida. Portanto, um bom suporte nutricional na gravidez ajudará a mulher a ter uma gestação saudável e segura.

É preciso acabar com a ideia de que a grávida deve “comer por dois”! É recomendado e considerado normal que a mulher engorde de 9 a 12 kg. A sugestão é que esse ganho seja subdividido em 2 kg no primeiro trimestre, três no segundo e quatro no terceiro.

Apesar de ser um momento em que a dieta deve ser abandonada e que todos os alimentos podem ser consumidos, é preciso ter cautela e pensar na ingestão de 2300 calorias/dia nos primeiros meses e aumentá-las para 2500 calorias/dia nos meses seguintes.

Um bom sinônimo de alimentação balanceada é aquela que contem quantidade suficiente e alimentos construtores, energéticos e reguladores. “As gestantes devem respeitar 15% do total de calorias em forma de proteínas, 50% de carboidratos e 35% de vegetais e frutas”.

Do ponto de vista nutricional, são considerados alimentos energéticos aqueles que fornecem carboidratos e/ou gorduras. Os carboidratos são divididos em complexos, como arroz, aveia, centeio, milho, trigo, batatas, inhame, mandiocas, biscoitos, cereais matinais, farinha e seus derivados; e simples: açúcar, mel e melado. As gorduras auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades e preferencialmente de origem vegetal.

Os alimentos reguladores dividem-se em dois grupos: frutas e hortaliças, e estas são divididas em verduras, como agrião, alface, almeirão e couve; e legumes, como berinjela, chuchu, tomate e abobrinha.

E os alimentos construtores são as carnes, ovos e laticínios e seus derivados; as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e as oleaginosas (amendoim, nozes e castanhas).

Para avaliação do peso corpóreo recomenda-se a utilização do índice de massa corpórea (IMC) pré-gestacional. O IMC é calculado utilizando-se o peso em kg dividido pela altura ao quadrado (peso/ altura x altura).


Share by: