Congelamento de Óvulos

Congelamento de Óvulos

PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE
O congelamento de óvulos, ou vitrificação de ovócitos, é o processo usado para preservar a fertilidade da mulher

QUAL É A SUA CHANCE DE ENGRAVIDAR ?
A partir dos 35 anos, uma em cada seis mulheres que decidem ter filhos encontrará algum tipo de dificuldade para consegui-lo.

QUANDO É RECOMENDADA A PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE?
Com a vitrificação dos óvulos, os óvulos maduros são preservados pelo método de congelamento ultrarrápido até o momento em que você decide ser mãe.

Por Razões Sociais

Se está claro para você que deseja ser mãe no futuro, mas sente que não é o momento certo para ter filhos, seja porque não tem companheiro ou por outros motivos pessoais.

Por Razões Médicas

Seja por motivos oncológicos ou por doenças autoimunes vai iniciar sessões de quimioterapia ou radioterapia, que são tratamentos muito agressivos para a sua fertilidade, ou se necessita de cirurgia ginecológica por outras doenças (endometriose, cistos ovarianos…), então a preservação é vista como uma opção para o futuro quando você deseja ser mãe.

Com a vitrificação de oócitos, você pode adiar a decisão de ser mãe com seus próprios óvulos e ter a certeza de que, quando chegar a hora, caso precise recorrer a uma técnica de reprodução assistida, você terá as mesmas chances de engravidar que tem. agora mesmo.

Como Fazemos

Você terá uma equipe de profissionais em todos os momentos para ficar tranquilo.

Eles compartilharão suas esperanças e ajudarão você a realizar seu sonho de ser mãe quando chegar a hora.

VANTAGENS DO CONGELAMENTO DE ÓVULOS

Como Funciona o Processo?

Antes de iniciar a preparação dos seus ovários (estimulação ovariana), você comparecerá a uma consulta com nossa equipe médica, que avaliará seu histórico médico juntamente com os exames que você traz consigo ou fez na clínica, ao mesmo tempo que lhe dará o conselhos necessários e respondendo a quaisquer dúvidas que você possa ter.

Quando chegar a menstruação, você iniciará a estimulação, que durará aproximadamente 10 dias, e você mesma administrará o medicamento. Você verá que é muito simples e totalmente compatível com o seu dia a dia.

Enquanto os seus ovários estão sendo preparados, realizaremos exames ultrassonográficos do desenvolvimento dos seus folículos (verificações foliculares), que estão localizados nos seus ovários, a cada 2 ou 3 dias na clínica ou com o seu ginecologista, dependendo do que for mais adequado para você.

Quando seus ovários estiverem prontos, agendaremos o dia para retirar seus óvulos. Nesse dia, você permanecerá na clínica por aproximadamente duas horas, período durante o qual aspiraremos os óvulos enquanto você estiver sob sedação.

É quando termina o seu tratamento e começa o procedimento laboratorial, onde acontecerá o processo de vitrificação (congelamento ultrarrápido) dos seus ovos a -196ºC com nitrogênio líquido.

A partir desse momento, seus ovos estarão seguros para quando você precisar deles. Ao sair da clínica, você poderá levar uma vida normal.

Técnica de Congelamento de Óvulos

  • A vitrificação é a técnica que usamos para preservar os óvulos maduros de uma mulher.
  • O método que usamos consiste de congelamento ultrarrápido em que submergimos os ovos em nitrogênio líquido a -196ºC para evitar a formação de cristais pois a velocidade de congelamento é muito rápida, permitindo assim uma maior sobrevivência taxa de ovos para o dia em que precisamos deles.
  • Com este método, essas células permanecem inalteradas até o momento eles devem ser usados.

etapa 1

Punção

Após a estimulação ovariana, os oócitos são retirados do ovário por punção. É um procedimento rápido realizado sob sedação anestésica.

etapa 2

Seleção de ovócitos

A seguir, em laboratório, os oócitos maduros são selecionados e aqueles que não atingiram um grau de maturidade suficiente são descartados por não serem adequados para a fertilização.

etapa 3

Limpeza de ovócitos

Um a um, são mergulhados numa solução de sacarose, que retira a água que contêm para evitar a formação de cristais durante o congelamento, que podem danificá-los.

etapa 4

Inserção em canudos

Por fim, os oócitos são colocados em um pequeno tubo denominado canudo, que é preparado para a criopreservação. O canudo é um meio de armazenamento no qual as células ou embriões são colocados e podem ser congelados em grupo ou individualmente.

etapa 5

Crionização

Os canudos são imersos em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC e em segundos são congelados sem formação de gelo.

etapa 6

Preservação

Uma vez congelados, os ovos serão mantidos inalterados e devidamente identificados de acordo com o nome do paciente e código de identificação no tanque de nitrogênio por tempo indeterminado, até o momento de utilizá-los.

etapa 7

Sua lembrança fotográfica

Ao final do processo de congelamento dos óvulos, a paciente recebe, como lembrança, uma fotografia digital com a imagem dos ovócitos vitrificados.

etapa 8

Eventual descongelamento

Para descongelar os ovos, o processo é inverso.

Share by: